Blog — 16 abril 2019

Ajudar as crianças com autismo a se adaptarem ao seu ambiente é um aspecto de uma abordagem de tratamento abrangente, mas também é importante estruturar o ambiente de tal forma que ele maximize as chances de sucesso de seu filho.

Embora modificações substanciais em casa possam não estar em seu orçamento, existem algumas mudanças simples que você pode fazer para ajudar seu filho a prosperar. Essas idéias vão te ajudar.

Crie uma sala de relaxamento

Se você tem um quarto não utilizado em sua casa ou se uma adição ou remodelação é viável, considere a possibilidade de criar uma sala de relaxamento, que pode ser especialmente útil se seu filho sofrer agressão. Esta sala é como um espaço seguro para o seu filho, onde eles podem ir antes que uma situação se agrave até o ponto de agressão – seu próprio espaço onde eles podem ficar sozinhos e relaxar.

Mobilize a sala minimamente e certifique-se de que todos os objetos da sala estejam macios. Mantenha os móveis afastados das janelas para evitar que o seu filho saia facilmente. Faça objetos sensoriais, música relaxante e outros itens calmantes prontamente disponíveis.

Instalar sistemas de alarme e utilizar bloqueios de segurança

Porque as crianças com autismo, por vezes, têm uma tendência a vagar, equipar todas as janelas e portas em sua casa com fechaduras de segurança . Você pode instalar sistemas de bloqueio que funcionam sem teclas que você pode controlar de um smartphone. Além disso, considere um sistema de alarme que irá alertá-lo quando alguém sair de casa, para que você possa trazer seu filho rapidamente para a segurança, caso ele ultrapasse os bloqueios.

Fornecer uma estação de trabalho adequada

As crianças com autismo precisarão de um espaço onde possam trabalhar de forma produtiva, estejam elas trabalhando em tarefas escolares ou terapêuticas. Equipe o quarto do seu filho ou a área de estudo com uma grande estação de trabalho, livre de desordem ou qualquer objeto que possa causar frustração. Assento apropriado também é fundamental; 

Se você estiver fazendo terapia ou outras atividades no chão, considere estofamento que seja propício para diferentes tipos de atividades e não o deixará com dor nas articulações depois de algumas horas de brincadeira com seu filho.

Preste atenção às cores

Que cores seu filho parece notar mais? Eles são atraídos por certas cores, como cores brilhantes e ousadas? Tome nota dessas preferências e faça amplo uso dessas preferências em toda a casa, especialmente no quarto de seus filhos e em outras áreas onde eles passam a maior parte do tempo. As cores podem ter um impacto significativo no humor , por isso você vai querer encher sua casa com cores que elas achem agradáveis.

Instalar iluminação confortável

Assim como a cor, a iluminação pode ter um impacto dramático no humor e nos níveis de energia de todos em sua família, mas para as crianças com autismo, essas condições ambientais são ainda mais impactantes no funcionamento diário. Evite iluminação fluorescente, pois eles podem contribuir para a fadiga e encurtar o tempo de atenção. Se você não tiver certeza de que tipo de iluminação é ideal para seu filho, experimente diferentes opções e monitore os efeitos para determinar as condições ideais de iluminação para promover o sucesso.

Fonte: autism-society.org

Share

About Author

Janara da Silva

(0) Readers Comments

Comments are closed.