Blog — 04 abril 2019

É muito importante organizar o ambiente para auxiliar a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

“Precisamos tornar o meio mais previsível, mais organizado, um meio que dê mais pistas visuais a respeito dos eventos, a fim de potencializar a capacidade de aprendizagem.” Viviane de Leon-2016.

Organização do ambiente.

  • Informações devem ser claras e precisas.
  • Favorecerem planejamento, sequência, resolução de problemas, tomada de decisões.
  • Respeitar as regras e as rotinas.

Informações Visuais.

  • Servem de apoio a fala.
  • Melhoram a compreensão e a comunicação.
  • Aumentam o foco de atenção.
  • Estabelecem sequência.
  • Favorecem a organização.
  • Possibilitam a independência e autonomia.

Respeitar a capacidade funcional de cada estudante.

  • Níveis de compreensão.
  • Comorbidades
  • Sensibilidade sensorial.

Sinalizar os ambientes.

  • Do lanche.
  • Música.
  • Atividades

Posicionar a cadeira e a carteira de maneira que o estudante foque a atenção na atividade que precisa fazer.

  • Organizar os materiais com pistas visuais.
  • Indicadores visuais ou táteis para que saiba onde os materiais se encontram.
  • Sinalizar início, meio e fim das atividades.

Share

About Author

Janara da Silva

(0) Readers Comments

Comments are closed.